Ads 468x60px

Chapter #122 - Age of Mythology


Nome do jogo: Age of Mythology
Desenvolvedora: Ensemble Studios
Gênero(s): Estratégia
Modos de jogo: Single Player, Multiplayer Online (ou em rede)
Ano de Lançamento: 2002
Plataforma: PC

Mais um capítulo da saga Mario Verde, capítulo de número 122 e o game de hoje e nada mais, nada menos do que Age of Mythology! Tomando uma vertente um pouco diferente dos seus antecedentes, o Age of Empires, Mythology resgata as mais variadas mitologias em um game de estratégia em tempo real repleto de táticas e velocidade. Um game que representa muito bem a sua temática, tem gráficos relativamente bonitos e uma trilha sonora que o deixa bem ambientado com o clima do game.


ENREDO:

A história do game é bastante complexa e envolve as três civilizações do game, gregos, egípcios e nórdicos. Tudo começa quando um grupo de piratas decide conquistar Atlântida, e para isso roubam o tridente de Poseidon. O herói designado para recuperar o tridente é Arkantos.

O game passa pelas várias mitologias e o enredo vai ganhando novos rumos conforme você vai concluindo a campanha. Desde a missão do Cavalo de Tróia, fechar portões, derrotar deuses, enfim, toda a história de Arkantos é desenrolada, até ele se tornar um deus.

Mais além outras várias campanhas foram criadas e disponibilizadas para download, como por exemplo a história dos anões Brokk e Eitri. Uma expansão trazendo os Titãs também foi lançada um tempo depois. E após 13 anos temos a expansão Tale of The Dragon.


JOGABILIDADE:

Pra quem já jogava Age of Empires, jogar o Mythology é um mamão com açúcar. Porém para os novatos, pode parecer complicado de início, causando uma frustração imediata. Como já mencionamos anteriormente, são três os povos disponíveis no jogo, os gregos, egípcios e nórdicos.

Gregos: A especialidade são os batedores, além dos Seiya de Pégasus e dos Hipocampos. Os humanos gregos são mais fortes do que os humanos de outras civilizações, e o povo vem recheado de heróis mitológicos, como Teseu, Héracles, Odisseu, Aquiles, Jasão, entre muitos outros.

Egípcios: Sua especialidade é a defesa, o herói do povo é um Faraó, que sempre ressuscita ao morrer. Os egípcios também possuem elefantes de guerra, que são bem eficazes para destruir as construções inimigas.

Nórdicos: Anões são as principais armas do povo de Odin, o herói nórdico é o Hersir. Usando Baldr e Ragnarok, você pode transformar simples coletores em heróis.

Quanto a jogabilidade, você deverá clicar nas ações e nos locais para seus personagens realizarem as tarefas. De princípio você deverá coletar os recursos básicos, para construir sua civilização e seus guerreiros, para depois invadir os  territórios inimigos e conquistar o mapa. O game conta com vários mapas, e com localizações aleatórias de recursos, conforme você vai conquistando os perímetros, terá maiores chances de se dar bem no jogo.

Outra novidade no jogo foi a expansão Titãs, que trouxe os monstros mitológicos gigantes para ajudar suas devidas civilizações, além de outros vários diferenciais. Com isso é possível invocar Anúbis gigante, cérberos gigantes, entre outros Titãs.



GRÁFICOS:

A parte gráfica do game é bastante interessante, a câmera fica na diagonal superior, dando uma sensação boa do 3D do jogo. Por a câmera ser superior, e as construções relativamente pequenininhas, te da a sensação de você ser um ser superior, como um deus, assim dizendo, com poderes para criar e destruir.

Os cenários e as construções são repletas de detalhes e cores que combinam perfeitamente com o ambiente. Já os personagens, deixam um pouco a desejar na parte gráfica, em geral são todos iguais e com um design não tão atraente.


TRILHA SONORA E EFEITOS SONOROS:

Quanto a parte sonora que mais chama atenção no jogo, é que o game foi totalmente dublado e com legendas em português, os personagens falando no nosso idioma é bem gratificante, e a dublagem ficou bem maneira.

A trilha sonora é legal, e combina bastante com a temática do jogo, porém as músicas são todas muito simples, mas não chega a incomodar. Já os efeitos sonoros, são bem legais, sons de batidas, madeiras, fogo, entre outros, são fielmente reproduzidos.


MODOS DE JOGO:

O modo principal é o Campanha, aonde você controla Arkantos e sua trupe, são várias as missões a serem realizadas nessa campanha. Porém o grande destaque do game fica por conta do multiplayer.

O multiplayer é bem simples de explicar, você escolhe um povo e um deus, e seu rival faz o mesmo, nisso você é jogado em algum canto do mapa, e seu inimigo em outro canto. Dependendo de como você configurou a partida, ganhará quando derrotar todos os inimigos, ou quando conquistar determinadas coisas.

O louco de tudo isso, é que da pra jogar com várias pessoas no mesmo mapa, deixando a partida muito mais complexa e interessante... o jogo lhe da a opção de se aliar com um povo durante determinado tempo, afim de que ambos derrotem um inimigo em comum. Por isso a parte estratégica está 100% presente no jogo.


DICAS:

Durante a partida, aperte ENTER e digite os seguintes códigos, em maiúsculo:

UNK FOOD NIGHT – 1000 de comida.
ATM OF EREBUS – 1000 de ouro.
TROJAN HORSE FOR SALE – 1000 de madeira.
MOUNT OLYMPUS – 200 de Favor.
BAWK BAWK BOOM – Ativa o god power chamado Chicken Storm.
DIVINE INTERVENTION – Ativa todos os god power já usados.
GOATUNHEIM – Ativa o god power goatunheim, que transforma todos em cabras.
FEAR THE FORAGE – Ativa o god power Walking berry bushes.
WRATH OF THE GODS – Ativa o god power Lightning storm, earthquake, meteor, tornado.
L33T SUPA H4X0R – Construções muito mais rápidas.
WUV WOO – Um hipopótamo rosa voador se junta ao seu exército.
TINES OF POWER – Um gigante com um tridente se junta ao seu exército.
LAY OF THE LAND – Mostra o mapa completo.
UNCERTAINTY AND DOUBT – Oculta uma parte do mapa.
O CANADA – Um urso que usa uma capa com a bandeira do Canadá se junta ao seu exército.
PANDORAS BOX – Consegue novos god powers.
IN DARKEST NIGHT – O jogo fica a noite.
RED TIDE – A água fica vermelha.
SET ASCENDANT – Mostra todos os animais do mapa.
CONSIDER THE INTERNET – Deixa as unidades mais lentas.
ISIS HEAR MY PLEA – No modo de campanha, faz aparecer todos os heróis.
CHANNEL SURFING – Vai para a próxima fase.
THRILL OF VICTORY – Ganha a fase atual.

Após digitar o código, tecle ENTER novamente para ativá-lo.


AVALIAÇÃO MARIO VERDE GAMES

Confira agora a avaliação Mario Verde Games sobre o jogo:



CONSIDERAÇÕES FINAIS:

Prós: É um game bem divertido, principalmente pra quem curte deuses e mitologias, repleto de estratégias, além do multiplayer que é fantástico.

Contras: A trilha sonora poderia ser um pouco mais caprichada, e os gráficos dos personagens também. O modo campanha também poderia ser maior e abordar outros heróis, e não só Arkantos.


RESUMINDO:

Age of Mythologys é um dos melhores games de estratégia que eu já joguei, extremamente divertido, lembro que eu jogava no notebook contra o meu irmão que jogava no PC, altas jogatinas e altas risadas. Um fato curioso é que agora, depois de 13 anos, está pra lançar uma nova expansão do jogo, intitulada Tale of the Dragon! Você não pode perder!



GAMEPLAY:


E é isso aí pessoal, esse foi o capítulo de número 122 da saga Mario Verde, falamos sobre Age of Mythology de PC! Até mais!

Confira outros Games Clássicos que você poderá gostar também!