Ads 468x60px

Chapter #094 - Top Gear 3000


Nome do jogo: Top Gear 3000
Desenvolvedora: Kemco
Gênero(s): Corrida estilo Arcade
Modos de jogo: Single Player / Multiplayer até 4 jogadores
Ano de lançamento: 1995
Plataformas: Super Nintendo

Mais um capítulo da saga Mario Verde, capítulo de número 94 e o game de hoje é o ultimo de uma das melhores franquias de corrida Arcade de todo o sempre, Top Gear 3000, lançado exclusivamente para Super Nintendo, recebeu algumas melhorias gráficas em relação a seus antecessores, além de uma jogabilidade mais dinâmica, mudaram também a temática do jogo, deixando ele com um estilo bem futurístico, tornou-se um game muito popular para se jogar com os amigos, porém não alcançou o mesmo sucesso de Top Gear e de Top Gear 2, suas trilhas sonoras também caíram muito em relação aos outros dois games, porém apesar de serem mais fraquinhas, até que combinavam bem com a nova temática do jogo.



ENREDO:

No ano de 2962, o conglomerado de Planetas Galáticos estão em tempos de paz, e um grupo de procurados foragidos e podres de rico estão vivendo suas vidas com muito tédio, e só havia uma maneira de curar esse tédio, um desafio de corridas interplanetárias! Batizado de Top Gear 3000, uma vez a cada milênio os mais ricos e corajosos pilotos arriscam tudo em corridas emocionantes pelos vários planetas da Galáxia.

Combinando a alta tecnologia do século 30 com automóveis do século 20, esses pilotos criaram este torneio ilegal somente por diversão. Não é lá uma grande história, mas para um game de corrida até que ta de bom tamanho, visto que seus antecessores nem história tinha, não que um game de corrida precise de um enredo né, mas como esse pelo menos apresentou um enredo, merece algum destaque.


Top Gear 3000 foi o terceiro e último título desta aclamada série desenvolvida pela Kemko, apresentando leves melhorias gráficas, incluindo uma grande novidade, por utilizar o chip DSP-4, era possível dividir a pista em 2 em alguns momentos, por isso como da pra ver no mapinha acima,  algumas pistas continham o popular 'corta caminho', as pistas são todas bem desafiadoras, outra novidade foi a volta dos pit stops, presentes no primeiro game, só que claro, voltou em alta tecnologia pelo tema proposto no game, então não era mais necessário entrar nos boxes para arrumar o carro ou reabastecer, apenas era necessário passar por uma faixa colorida na pista para efetuar os reparos, algo semelhante ao que ocorre em F-Zero.

A parte de modificar o carro existente em Top Gear 2 manteve-se no 3000, mas como não podia deixar de ser, totalmente futurístico, agora era possível equipar seu carro com algumas armas que servem para atrapalhar seus rivais, e até mesmo outros apetrechos no carro como por exemplo poder saltar, imagine-se fazendo uma ultrapassagem no cara da frente, mas invés de passar pelo lado, você pula por cima! Há algo nostálgico nisso pra quem acompanhava o anime Speed Racer!

Os carros são todos iguais, só podendo mudar sua cor, e a traseira eles é feia pra cacete, os mais feios de toda a série! Parecem um Corsel, sei lá kkkk. Aí a cada corrida você viaja de nave espacial pra outro planeta.... kkkk. Conforme você vai bem nas corridas, ganha créditos, que podem ser utilizados para tunar o seu carro, o que ajuda bastante nas corridas mais complicadas.


JOGABILIDADE:

A jogabilidade se assemelha muito ao Top Gear 2, o carro se movimenta no mesmo estilo, com diferença dessas inovações do pit stop futurístico e dos novos upgrades no carro, esses upgrades novos são os seguintes:

Jump: É a única arma ilimitada, você pode fazer a corrida toda pulando se assim desejar, é útil para ultrapassar carros e passar por obstáculos durante a corrida.

Warp: Uma arma com limite de 4 utilizações por corrida, serve para deixar seu carro invisível por alguns poucos segundos, facilitando ultrapassagens, visto que ao estar invisível você pode ultrapassar os outros por dentro deles como se fosse um fantasma.

Attractor: Como o próprio nome sugere, você escolhe um alvo a frente, e atira, então você será atraído pelo carro da frente e adquire a mesma velocidade dele, no entanto seu adversário não sofrerá nenhuma consequência com isso.

Infrared: Você não controla este item, ele é ativado em corridas noturnas e desativado nas corridas diurnas, quanto ele estiver ativado, a tela ficará com um tom avermelhado, e será bem mais fácil ver os adversários e obstáculos espalhados pela pista.

Boost: O famoso Nitro, comum na série Top Gear, ele pode receber upgrades para ficar mais fodão.

Unknown P: Uma arma misteriosa, aparece um ícone em um quadro branco com a letra P, e não se sabe ao certo pra que diabos isso serve.

Como já foi dito antes, as corridas são pelos diversos planetas espalhados por aí, e são muitas e muitas pistas diferentes, então pode ter certeza que o jogo não vai ficar enjoativo tão rápido.


GRÁFICOS:

A parte gráfica é bem bonita e cheia de detalhes, apesar dos carros feios, eles tem muitos detalhes e as pistas também, os backgrounds também são maneiros e representam bem o aspecto espacial. O visual da tela agora está menos poluído com os desenhos de mapa, combustível entre outros, tudo ficou bem pequenininho e não atrapalha em nada a sua visão da corrida.

TRILHA SONORA E EFEITOS SONOROS:

As músicas de Top Gear 3000 são muito boas, embora não apresentem a magia das músicas de seus antecessores, ainda assim são muito boas e merecem destaque, principalmente por combinarem tão bem com o tema. Já os efeitos sonoros, estão bons também, porém parecem uma cópia fiel de Top Gear 2, então não merecem muito destaque já que os sons tão praticamente todos iguais.


MODOS DE JOGO:

Temos o tradicional Championship, aonde você corre pelos inúmeros planetas em busca de vitórias, fama e fortuna, e o modo Versus, que é a grande novidade, agora é possível jogar com até 4 players, super bacana não? Apesar de que a tela fica beeem pequenininha quando se está jogando em 4, a diversão é garantida, só que era necessário ter o acessório Multitap conectado ao Super Nintendo, para poder adicionar mais joysticks.

AVALIAÇÃO MARIO VERDE GAMES:


CONSIDERAÇÕES FINAIS:

Prós: A jogabilidade é muito boa e foram atribuídas várias inovações, um jogo bem divertido e repleto de desafios. Outro fator positivo é o novo multiplayer capaz de suportar até 4 players! E o melhor, colocaram corta caminhos pelas pistas, achei isso muito maneiro.

Contras: Não foi muito popular no Brasil, então não é todo mundo que chegou a jogá-lo, e o outro ponto fraco é que os efeitos sonoros foram copiados do Top Gear 2, isso deixou um pouco a desejar.

RESUMINDO:

Top Gear 3000 não é nenhum game fantástico, mas vale a pena conhecê-lo, da pra perder boas horas brincando nas variadas pistas inter planetárias, sinceramente falando, da trilogia Top Gear, o 3000 foi o que eu menos gostei, mas ainda assim é um jogo digno.


GAMEPLAY:


E é isso aí pessoal, esse foi capítulo de número 94 da saga Mario Verde, falamos sobre Top Gear 3000 de Super Nintendo! Até mais!

6 comentários:

  1. Amigo gostei da análise, mas queria lhe perguntar uma coisa, sua avaliação foi inspirada no blog SnesTalgia?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. que convencido o juan kkk, mas achei uma parte dessa analise injusta, a parte que diz que o efeito sonoro foi copiado do top gear 2, nada a ver, o som do top gear 2 é muito irritante comparado a esse, principalmente na hora das curvas, e a parte que ele diz que esse top gear é o mais ruim da serie, pow na minha opinião esse é o melhor jogo do snes e o melhor jogo de carro de todos os tempos, toda a franquia top gear do snes é vip, mas se tiver de escolher um mais fraco eu voto no top gear 2, mas mesmo assim ele ainda é legal

      Excluir
    2. Eu ainda prefiro o Top Gear 1... Da hora as estratégias de pit stop :P

      Excluir
    3. Não conhecia seu blog ainda... parabéns pelo conteúdo ;)

      Excluir
  2. Jogaço o top gear, lembra muito minha infancia, em pensar que ele é baseado num história real, ate achei um video que fala disso https://www.youtube.com/watch?v=NDAFw4GmC_4

    ResponderExcluir

Confira outros Games Clássicos que você poderá gostar também!