Ads 468x60px

Chapter #091 - Super Mario World


Nome do jogo: Super Mario World
Desenvolvedora: Nintendo
Gênero(s): Plataforma
Modos de jogo: Single Player / Multiplayer
Ano de lançamento: 1991
Plataforma(s): Super Nintendo

Capítulo 91 da saga Mario Verde e como prometido na última Sexta-feira, hoje teremos novidades, como já podem ter notado, agora no topo da Home Page do blog aparece um pequeno menu com as últimas postagens, e lá no final da página aparece alguns games que você poderá curtir também, na coluna da direita aparece agora o Top 5 games mais visitados do mês, além do novo formato de postagem que você irá notar, e a novidade principal, a partir de hoje a equipe Mario Verde irá fazer uma avaliação sobre os games atribuindo-lhes uma nota, de acordo com nossos pontos de vista, é isso aí, divirta-se.

E para estrear esse novo formato do blog, nada melhor do que um dos mais clássicos jogos de todos os tempos, Super Mario World, lançado para Super Nintendo no ano de 1991 foi um verdadeiro marco na história dos games, gráficos perfeitos, uma jogabilidade sensacional, além da trilha sonora que além de fantástica é totalmente memorável, não deve ter um gamer na face da terra que nunca tenha ouvido alguma dessas músicas.



ENREDO:

Mario, Luigi e a princesa Toadstool resolvem tirar umas merecidas férias lá na ilha dos dinossauros, local aonde o famoso Yoshi habita, porém como sempre, o malvado Bowser aparece para estragar os planos pacíficos dos nossos heróis, e sequestra a princesa novamente, e além disso Bowser aprisiona os habitantes da ilha em ovos, e os deixa em poder de seus 7 filhos que estão espalhados pelos mundos do jogo.

Mario e Luigi então precisam enfrentar os vários perigos que os aguardam nos 7 diferentes mundos passando por várias fases e enfrentando todos os filhos de Bowser, para aí sim enfrentarem seu arqui inimigo e tentar resgatar a princesa. A história não é complexa, muito menos digna de filme, mas cumpre bem seu papel no jogo, seguindo a mesma temática dos outros games da série Super Mario.


Como da pra perceber na imagem a cima, o mapa mundi do jogo é muito grande, também pudera, o game conta com 7 mundos (como se fossem 7 países) e mais 2 mundos extras, somando tudo isso são quase 100 fases diferentes! Em todas as fases você se defronta com vários inimigos nativos de cada fase, além de alguns já conhecidos da série, são quase 30 monstrinhos diferentes para atrapalhar as aventuras dos irmãos Mario.

Os diferentes mundos também são bem peculiares, com fases dos mais variados estilos possíveis, desde florestas, a montanhas congeladas, mares, cavernas, pontes, casas mal assombradas e até mesmo fases em uma estrela! O objetivo em geral é explorar os mundos em busca das saídas de cada fase, para chegar até os chefes e libertar os dinossauros que estão presos nos ovos, além de chegar até Bowser para resgatar a princesa, porém o desafio não se limita somente a isso, são várias as fases secretas, aonde você ganha um objetivo extra que é terminar todas as fases com todas as saídas.

Além claro dos 4 interruptores que você deve encontrar e acionar, para liberar os blocos ocultos, facilitando sua jornada. Durante o game você ainda conta com a ajuda do famoso Yoshi, além de vários novos itens com diferentes habilidades para os irmãos Mario.


JOGABILIDADE:

A jogabilidade supera de longe todos os outros jogos da série lançados até então, agora você agora pode explorar um mapa mundi imenso, o game tem toneladas de extras e novos itens, além claro de Yoshi, que pra quem não sabe é o dinossaurinho que ajuda os irmãos Mario nas aventuras de Super Mario World, ele é conhecido por ser verdinho e por engolir as coisas, Yoshi pode engolir a maioria dos inimigos, e também alguns itens, isso pode ser de grande ajuda durante as várias missões. Além do Yoshi verde, que seria o Yoshi comum, também existem os Yoshis secretos que possuem colorações diferenciadas, além de habilidades diferentes, eles podem ser encontrados somente nas fases secretas do mundo da Estrela!

Os itens antigos estão todos presentes no game, como o cogumelo de crescimento e a flor de fogo, agora um item muito bacana foi adicionado no game, que é a pena, que transforma Mario em Super Mario, ele utiliza uma capa amarela e é capaz de voar pelas fases, isso mesmo, voar! Diferente dos itens presentes em Super Mario Bros. 3, aonde Mario invés de voar, apenas 'caia com estilo'.

Outro fator interessante nas fases, é o final dela, aonde aparece agora uma espécie de barra que fica subindo e descendo, e ao tocá-la você ganhará um número de 0 a 50, quanto mais alta estiver a barra, maior será o número, esse número é cumulativo e ao completar 100, você é direcionado a um bônus aonde é possível ganhar várias vidas. As moedas também estão presentes e seguem o padrão de sempre, a cada 100 uma vida, porém agora tem umas moedas específicas, são um pouco maiores e tem uma cara de tartaruga nelas, ao coletar 5 dessas você ganha uma vida. Ou seja, em Super Mario World vida não é problema, tem vida de sobra.



GRÁFICOS:

A parte gráfica do jogo é brilhante e bem colorida, os personagens estão cheios de detalhes com sombreamentos e vários outros elementos, as cores escolhidas tanto para os inimigos, quanto para os cenários casaram perfeitamente com o jogo, as fases também são ricas em detalhes, os detalhes do jogo agora estão muito mais arredondados do que nos jogos anteriores, aonde os pixels apareciam muito mais. O único defeito dos gráficos ficam por conta dos backgrounds das fases, que não são nada inovadores e são muito repetitivos.

TRILHA SONORA E EFEITOS SONOROS:

As músicas são bem diferentes das dos jogos anteriores, porém possuem a mesma mágica de sempre, com instrumentos refinados as músicas são bem divertidas casando perfeitamente com as fases, até mesmo as músicas mais tenebrosas que combinam bem com as fases do estilo, como por exemplo nas casas mal assombradas. Outro fato curioso é quando você pega o Yoshi, a música muda na hora pra uma música parecida, porém com tons digamos, mais tribais. Os efeitos sonoros também ficaram maravilhosos, efeitos parecidos com os clássicos, só que bem mais refinados, com uma boa melhoria sonora.


MODOS EXTRAS:

O modo extra de Super Mario World, é o modo multiplayer, aonde o player 1 joga com Mario e o player 2 joga com Luigi, segue os mesmos moldes do anterior Super Mario Bros. 3, ande um auxilia o outro não sendo necessário passar de uma fase que seu companheiro já passou, além disso também é possível compartilhar vidas, por exemplo se você tiver 20 vidas, pode doar até 19 para seu parceiro, algo bem útil principalmente quando um dos dois perde todas as vidas e ganha game over, você pode doar vidas, ou 'emprestar', cobrando elas depois.

De extra também tem os dois mundos secretos, o primeiro é o mundo da Estrela, aonde as fases são bem curtas e repletas de itens, além disso é possível encontrar os Yoshis coloridos, o mais legal de todos é o Yoshi roxo, que pode voar enquanto estiver com uma tartaruga na boca! Tem também o amarelo e o vermelho, além do comum verde. No vídeo final do jogo aparece um Yoshi azul claro, porém no game ele não aparece. O outro mundo extra é um local secreto com algumas fases absurdamente fodásticas, são realmente muito difíceis e não é pra qualquer um passar de todas.


AVALIAÇÃO MARIO VERDE GAMES:

E agora o novo 'quadro' de blog, aonde avaliamos o game em alguns aspectos e atribuiremos uma nota final ao game, explicando rapidamente, cada estrela ganha valerá 2 pontos, e no final uma média das estrelas recebidas dirá a pontuação final do jogo, caso o game tenha uma nota maior que 8,0 ganhará também um troféu de ouro, jogos com média final pra cima de 6,0 ganhará um troféu de prata, jogos com nota pra cima de 4,0 receberão o troféu de bronze, e games com notas inferiores a 4,0 não ganharão troféu.


CONSIDERAÇÕES FINAIS:

Prós: Super Mario World é um jogo extremamente viciante, com uma jogabilidade super divertida e uma enorme variedade de fases, o que deixa o game com uma longevidade imensa, suas músicas e efeitos sonoros são todos fantásticos, além dos gráficos que também são bem divertidos e caprichados.

Contras: De contra o game não tem nada, talvez a fraca história do jogo é que poderia ser melhor desenvolvida, mas também não atrapalha em nada a grandeza do game.

RESUMINDO:

Super Mario World é um jogo obrigatório para qualquer fã de game, o jogo era tão fantástico que na época, quando se comprava um Super Nintendo, esse jogo é que vinha junto com o video-game, isso contribuiu bastante com a divulgação deste game que é considerado um dos melhores Super Mario de todos os tempos! Eu posso me orgulhar afirmando que fechei Super Mario Word com 100% de aproveitamento, passei de todas as fases com todas as saídas possíveis! Mas não foi fácil, demorei uma eternidade pra isso, mas valeu a pena pois o game é maravilhoso!


GAMEPLAY:


E é isso aí pessoal, esse foi capítulo de número 91 da saga Mario Verde, falamos sobre Super Mario World de Super Nintendo! Até mais!

4 comentários:

  1. Super Mario World mudou a geração dos jogos, foi um verdadeiro marco na história do video game.
    Acho que foi o jogo que eu mais joguei na minha vida.
    Apesar de eu gostar bastante da trilha sonora de SMW eu acho que é pegar um pouco pesado dar 5 estrelas. Tem outras trilhas no próprio snes melhores que a de SMW, a do próprio SMB3 é melhor.

    ResponderExcluir
  2. Modestia sua Filipovisky, na minha opnião a trilha sonora do Mario World é fantástica, e super marcante, em relação a 'marcante', perde apenas pro Super Mario Bros.

    ResponderExcluir
  3. Realmente um divisor de águas e um dos melhores da série !

    Abraços.

    ResponderExcluir

Confira outros Games Clássicos que você poderá gostar também!